Quem Somos

Quem Somos

SEJAM BEM-VINDOS!

A ideia deste espaço nasceu na Serra da Mantiqueira, em São Francisco Xavier (São Paulo, Brasil), a partir da fecunda experiência que é um grupo de estudos entre amigos.

Trabalhando como psicoterapeutas, buscávamos outras perspectivas sobre a psique, matéria fugidia, ilusoriamente domada nas rédeas das teorias, testes, símbolos e dogmas. Tantas vezes banhada com uma cor espiritual, adocicada e transcendente, tendo ignorado seu caráter compulsivo, sombrio e não raro desagradável.

A psicologia arquetípica, como uma forma re-visada e atualizada de se fazer psicologia analítica, tendo como princípio este cuidado com a psique – em sua melhor tradução, alma –, trouxe à nossa prática clínica o desejo de aprofundamento da experiência, ao mesmo tempo em que impeliu a expandir nossos vínculos.

Pensar arquetipicamente é abrir o espaço do consultório para a vida, e não simplesmente trazê-la para dentro. É compreender que este conhecimento aspira por penetrar nas diferentes esferas do mundo contemporâneo, reanimando as pessoas e as coisas.

Entender as manifestações humanas através desta visão implica considerá-las sob o foco inseguro de uma psicologia da imaginação e seus processos. Convida a beber da fonte das suas criações imaginais, sonhar com a mitologia, refletir com a filosofia e viajar com as diferentes manifestações das artes. Expandir o olhar para os limites do conhecimento diante da instabilidade da realidade, reconhecendo nela a dominante influência do inconsciente.

Em uma época que demanda aceitação do que é diferente, mudança de velhos hábitos, busca de transformações, valorização da criatividade, crítica do egocentrismo e do racionalismo, o conhecimento dos fenômenos da psique no tempo pode ajudar na reinvenção do modo de viver.

Por este motivo, acreditamos nesta iniciativa como um espaço de encontro e de trocas, propiciando pontes de intercâmbio cultural, divulgação de eventos e projetos profissionais de diversas origens, facilitando o contato e difundindo conhecimento entre todas as pessoas que se interessam por psicologia, cultura e humanidades.

FUNDADORES