Nos dias 12 e 13 de agosto de 2015, a Arquetípica e a analista Sylvia Mello Silva Baptista promoveram dois eventos na cidade de São Paulo com a participação dos professores do Pacifica Graduate Institute. Dra. Safron Rossi e Dr. Glen Slater ministraram duas palestras na Areté – Centros de Estudos Helênicos, casa conhecida por divulgar e promover estudos da grande riqueza mitológica e cultural da Grécia.

A Dra. Safron apresentou sua palestra dos estudos de Joseph Campbell sobre a importância das Deusas, aproveitando o lançamento do novo livro do famoso mitólogo – Deusas: Mistérios do Divino Feminino –, editado pela própria professora (a ser lançado em setembro pela editora Palas Athena).

A palestrante propôs um retorno ao período neolítico, traçando um caminho cronológico entre as Deusas encontradas neste período e as existentes em épocas posteriores, levando os presentes a compreender que o estudo apontava para um hiato histórico. A herança simbólica destas Deusas, que construía uma sociedade onde não havia hierarquia entre homens e mulheres, mas sim igualdade, foi esquecida, e as Deusas realocadas para um lugar de inferioridade.

Já o Dr. Glen Slater, em sua palestra Encontrando Deuses numa Era Titânica, apresentou suas profundas considerações sobre a atual dificuldade em se encontrar alma num mundo construído e organizado por tecnologias massificadoras. Fazendo uma comparação com o mito grego da famosa guerra entre Deuses e Titãs, o professor mostrou sensibilidade na busca de uma visão que permita compreender a importância da atenção mítica mais refinada em prol de uma percepção mais pessoal e consciente no mundo. Os detalhes, as pequenas idiossincrasias, podem apontar para uma vida profundamente pessoal e significativa.

Veja as fotos do evento aqui.