Eranos e seu Genius Loci

Eranos e seu Genius Loci

por -
0 142
Photo copyright © Eranos Foundation

À margem do lago Maggiore, em Moscia, não longe de Monte Verità, na estrada que de Ascona leva a Brissago e à Itália tão próxima, Eranos é uma propriedade privada que marcou seu espaço na história cultural do século vinte. Ela inspirou encontros, exposições, debates, reflexões de espíritos eminentes e favoreceu a difusão de suas ideias a ponto de conferir um extraordinário impacto nas ciências humanas. Eranos designa primeiramente o lugar onde Olga Froebe-Kapteyn (1881-1962) construiu uma casa em 1928, a alguns metros do lago. Ali seriam instituídas as Conferências de Eranos (Eranos Tagungen), e o nome remonta tanto ao conjunto deste domínio lacustre ou à sala de reunião para uma centena de pessoas que aí seria instalada, quanto às publicações, ou aos encontros mesmos, que talvez chamaríamos atualmente de seminários ou colóquios. O lugar exerce uma sedução excepcional. As águas profundas do Lago Maggiore aí se encontram rodeadas pelas montanhas abruptas, de uma luxúria quase tropical, no nível dos jardins agarrados às encostas mais baixas. As ondas de uma vivacidade por vezes alpina, marulhando contra o terraço de Eranos, oferecem sua vista para as pequenas ilhas Brissago.

Na propriedade cercada de gramados e árvores, três casas separadas por alguns morros – Casa Eranos, Casa Gabriella e Casa Shanti –, se refletem no lago límpido. De suas cores em tom pastel, o madeiramento rachado e a desordem dos livros amontoados, aromas, desenhos e quadros nas paredes, móveis de antiquário em madeira, tecidos de cores quentes, emana um clima de acolhida e um certo encantamento. É ali que os conferencistas de grande renome permanecem, discutem e dividem suas refeições. Estamos ali, próximos de Ascona, sob a influência dos espíritos do lugar.

Eranos e seu Genius Loci




PARA BAIXAR ESTE ARTIGO:
Cadastre-se ou Entre

Graduado em Psicologia pela Universidade de Genebra, Doutor em Psicologia pela Universidade de Lausanne. Analista pelo C.G. Jung Institut-Zürich e Professor na Universidade de Lausanne e na Escola Politécnica Federal de Lausanne. Idealizador dos colóquios sobre Arquitetura & Comportamento, com prática clínica em Lausanne.

ARTIGOS SIMILARES

0 44

0 114