Aniela Jaffé – Obituário

Aniela Jaffé – Obituário

Photo copyright © Robert Hinshaw

Raramente haveria uma criatura mais discreta ou suave do que a analista e escritora de Zurique Aniela Jaffé, pelo menos em seus últimos anos, mesmo tendo uma enorme influência na história e desenvolvimento do mundo da psicologia junguiana.

Sua mais conhecida contribuição foi registrar e editar a obra Memórias, Sonhos e Reflexões de C. G. Jung, nos últimos quatro anos da vida de Jung, entre 1957 e 1961. Unindo o que foi saudado como talvez a “autobiografia” mais incomum já escrita, Jaffé pôde envolver Jung em uma conversa sobre sua vida (principalmente interior) e anotar suas observações em taquigrafia, para depois trabalhar sobre o material e editá-lo. Como ela escreveu na introdução:

“A gênese do livro até certo ponto determinou o seu conteúdo. Conversa ou narração espontânea é inevitavelmente casual, e esse tom transitou sobre toda a ‘autobiografia’. Os capítulos são feixes de luz em rápido movimento, que apenas de modo fugaz iluminam os eventos externos da vida de Jung e de seu trabalho. Em retribuição, eles transmitem a atmosfera deste mundo intelectual e a experiência de um homem para quem a psique era uma realidade profunda (Eu muitas vezes questionei Jung por dados específicos sobre acontecimentos externos, mas pedi em vão. Só a essência espiritual de sua experiência de vida permaneceu em sua memória, e isso por si só lhe parecia valer a pena o esforço de contar)”.

[Publicado originalmente no The Independent em 5 de novembro de 1991]

Aniela Jaffé – Obituário




PARA BAIXAR ESTE ARTIGO:
Cadastre-se ou Entre

Doutor em Psicologia, trabalha como psicoterapeuta em Zurique desde o início dos anos setenta. Iniciou seu treinamento como analista no antigo C.G. Jung-Institut Zürich (no edifício do Psychological Club) e ajudou a estabelecer a Spring Publications em seus primeiros anos. Teve como professores a primeira geração de junguianos, mais tarde seus autores e amigos. Hoje é membro analista didata e supervisor do corpo docente do C.G. Jung-Institut, e editor de literatura junguiana através da editora do qual é fundador, Daimon Verlag, na cidade de Einsideln.

ARTIGOS SIMILARES

0 47

0 118